Sem categoria

Brasil confirma dois casos da ‘deltacron’, nova variante do coronavírus

A nova linhagem combina partes da delta e da ômicron, mas ainda não se sabe se ela tem maior capacidade de transmissão, pode levar a quadros mais graves ou consegue escapar da imunidade prévia.

 

Foto: Getty Images/Via BBC

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou nesta terça-feira (15) os dois primeiros casos de Covid-19 no país causados pela variante chamada de “deltacron”.

Numa conversa com jornalistas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que essa nova versão do coronavírus foi detectada em um paciente do Pará e em outro do Amapá.

“Essa é uma variante de importância, que requer monitoramento. As variantes são classificadas como variantes de importância e de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, disse Queiroga.

Embora seja utilizado em reportagens e postagens de redes sociais, o nome deltacron não é adotado oficialmente pelas instituições de saúde. Por ora, a designação utilizada em estudos e publicações especializadas para essa nova linhagem é AY.4/BA.1.

Há razão para preocupar-se?

Autoridades em saúde pública nacionais e internacionais têm pedido ponderação e calma a respeito dessa nova variante.

Ao anunciar a descoberta dos dois primeiros casos no país, o ministro Queiroga falou em “tranquilizar a população brasileira” e disse que a detecção da deltacron é “fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”.

Por G1 Editado

Da redação

NOSSOS CONTATOS