Destaque

Bomba: Hélio dos Terrenos supera João Mendonça em processos

Não há motivo algum para comemorar essa disputa entre os dois, afinal de contas, o povo é sempre o azarão dessa corrida entre os desmandos da corrupção

Nessa disputa entre os dois, quem perde é sempre o povo – Arquivo/reprodução

Na disputa para ver quem acumula mais processos entre o prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB) e João Mendonça Jatobá (sem partido), a atual gestão ultrapassou o ex-prefeito cassado e condenado e reúne agora 43 processos. João Mendonça, coincidentemente, acumula 40 processos, o mesmo número do partido de sua esposa, Isabelle Mendonça, que é candidata a prefeita da cidade pelo PSB.

Contra Hélio dos Terrenos, o Ministério Público entrou com cinco novas ações, sendo quatro de Improbidade Administrativa e uma de cunho particular, com uma ação de execução de título extrajudicial, ou seja, cobrando uma dívida de 2017, com valor atualizado em mais de R$ 500 mil. Com a inclusão dessas novas acusações, Hélio dos Terrenos assumiu a liderança, ampliando sua lista em diferentes situações e circunstâncias.

Leia mais:

João e Hélio respondem 71 processos na justiça por diversos crimes

Novo processo: João Mendonça pode ficar inelegível por mais 8 anos e pagar ressarcimento de R$ 300 mil

 

As novas inclusões administrativas tratam-se de:

1 – “nomeação de diversos indivíduos pertencentes à mesma família“, onde muitos parentes estão em posição de destaque, no alto escalão, na gestão de Hélio.

2 – “O município, a partir do segundo quadrimestre de 2019, até o primeiro quadrimestre de 2020, ultrapassou, em muito, as despesas com pessoal, chegando a despender 80% das receitas correntes líquidas.  No segundo quadrimestre de 2019 despendeu 80,2%, com pessoal, enquanto no terceiro quadrimestre do referido exercício e no primeiro quadrimestre deste ano (2020), despendeu as quantias de 72 e 73 % respectivamente”.

3 – “Dos Descumprimentos dos pedidos de informações da Câmara de Vereadores: Foi recepcionada na Promotoria de Justiça representação de vereador (anexa) sobre o descumprimento por parte do Poder Executivo, representada pelo demandado, seu Chefe, de pedidos de informações de autoria do citado vereador, aprovadas pelo Parlamento Mirim.”

4 – “O Ministério Público instaurou Inquérito Civil […] após acidente automobilístico com um ônibus contratado pelo município para o transporte escolar Acidente este ocorrido em 06.10.2017, no período noturno, no Sítio Tabocas, causando lesões corporais em diversos alunos […]. O acidente ocorreu por falha mecânica do veículo (quebrou a barra da direção) […] Foi expedida a recomendação ministerial […], com base nas normas de trânsito para que o Município promovesse a capacitação dos motoristas, bem como as vistorias, junto ao DETRAN, dos veículos que realizam o transporte escolar. Foi também recomendado aos órgãos de trânsito a apreensão dos veículos em situação irregular”. Por haver risco iminente de dano aos alunos do município, sendo a maioria consistente em crianças e adolescentes, já que os veículos não possuem os requisitos mínimos de segurança para a realização do transporte, “não havendo outra solução a não ser demandar o Poder Judiciário”.

Com a breve descriminação dos atos irregulares de Hélio dos Terrenos e relembrando de toda a história inédita em Belo Jardim, que teve seu primeiro prefeito cassado e condenado à prisão, nessa corrida de irregulares, quem perde é o povo, que sofre com a corrupção e a falta de compromisso político e ética das gestões citadas.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS