Categorias: Saúde

Bloco cirúrgico volta a funcionar em Belo Jardim

Foto: Ascom/PMBJ

Um sonho antigo da população de Belo Jardim se realizou nesta quarta-feira (7). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reabriu o Bloco Cirúrgico do Hospital Júlio Alves de Lira. E a reabertura foi coroada com o nascimento de três belo-jardinenses, que chegaram a esse mundo por meio de cesáreas.

 

O cirurgião Silvano Silva explica os casos: “essas pacientes foram admitidas mediante um ambulatório de especialidade de pré-natal. Foram três cesarianas com indicação. A primeira era uma pós-cesariana, a outra com pós-datismo, que é quando a gestação já passa das 42 semanas, e a última que não entrou em trabalho de parto, mesmo com pós-datismo. Fizemos uma biópsia ampliada, coisa que a população de Belo Jardim não tinha acesso”, explica o médico, que completa: “isso só vai beneficiar a população. Agora podemos trabalhar com muito prazer e satisfação”.

 

Por falar em satisfação, a vovó Josefa Cantalício sabe bem o que é isso. Sua filha Maria José Lins foi uma das gestantes cirurgiadas. Agora, ela é só alegria com a chegada da netinha Maria Geovana. “É uma riqueza ter minha netinha aqui. Tenho que agradecer primeiramente a Deus e segundo ao médico e toda equipe. Estou muito feliz porque ela nasceu aqui e não foi para fora. É uma belo-jardinense de verdade”.

 

De acordo com o prefeito Gilvandro Estrela, essa é uma oportunidade de atender a lista de espera por procedimentos cirúrgicos que existe no município.  “Encontramos uma longa lista de espera. Tem gente esperando desde 2014 por uma cirurgia”, explicou. Segundo o secretário de saúde, Dr. Maneco, a previsão é que sete cirurgias sejam realizadas semanalmente no Hospital Júlio Alves de Lira.

 

admin

NOSSOS CONTATOS