Cultura

Belo-jardinenses estão na banda da PMMT compartilhada por cantores e humoristas na rede social

Os militares viralizaram na internet e já contabilizam mais de 80 mil seguidores no Instagram

Vídeo: Cortesia | BJ1 Notícias

José Sidione e Nercione da Silva, dois músicos formados na Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim, integram o centenário Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), que viralizou na internet após vídeos de ensaios e apresentações serem compartilhados por cantores e humoristas

Na boca do povo e com um repertório recheado de sucessos do momento, fundado em 1892 e tombada como patrimônio cultural em 2014, viralizou na internet após vídeos de ensaios e apresentações serem compartilhados no Instagram por grandes nomes da música sertaneja como o cantor Gusttavo Lima e a dupla Israel e Rodolfo. O humorista Tirulipa, também ‘tietou’ o corpo musical no aplicativo de mídia mais baixado do mundo em 2020, o TikTok.

Sob o comando do tenente e também músico, Marcelo da Silva, o grupo conta com 56 profissionais, sendo 35 músicos e os demais PMs que atuam no setor administrativo.

O belo-jardinense Cabo Sidione, 36 anos, trombonista, ingressou na banda no ano 2013 e atualmente, integra todas as formações do Corpo Musical. Os pais do músico moram no bairro do São Pedro, próximo ao Parque do Bambu.

“A música faz parte de mim. Deixo um grande abraço aos meus amigos, familiares e aos meus pais, aí em Belo Jardim. Sou ex-aluno do saudoso mestre Ulisses, grande professor que deixou saudade. É um prazer imenso fazer parte dessa instituição e ser um representante da minha cidade, a Terra dos Músicos”, declarou o Cabo em vídeo gravado exclusivamente para o Portal BJ1.

O 1° sargento Nercione da Silva, 42 anos, natural de Jurema, foi acolhido ainda na infância pela Terra do Bitury. Formado em 1992 na Sociedade de Cultura Musical, o compositor e clarinetista, já está no Corpo Musical há 18 anos. “A música é simplesmente meu porto seguro. Amo a música e devo o que sou a ela. Estamos aqui representando a cidade de Belo Jardim com muito orgulho. Um abraço para a minha família – no bairro do Santo Antônio, e a todos de Belo Jardim”, disse Nercione ao portal de notícias da Rádio Bitury, BJ1.

Para integrar a banda, os soldados devem ter qualificação musical de nível profissional. Os militares são avaliados através de uma prova de proficiência. Atualmente, o Corpo Musical da PMMT conta com três formações musicais, sendo, o Núcleo Popular, a Orquestra Popular – Homens do Mato e a Banda de Música.

Durante a pandemia da Covid-19, o Corpo Musical iniciou uma série de visitas as unidades hospitalares, centros de tratamento, asilos e casas de amparo, alegrando, através da música, pacientes, tutelados e funcionários. Foi aí que tudo começou, com o vídeo policial SD Thylman Rainer – percussionista do Núcleo Popular da banda – dançando “Volta bebê, volta neném”, com uma enfermeira, em uma Clínica de Tratamento Renal, em Cuiabá, emplacou mais de 6 milhões de visualizações na rede; assista.

“Ninguém esperava que iria viralizar. Nunca tive tanto contato com as redes sociais, fiz uma conta no Instagram há menos de dois meses. Depois do vídeo viralizar, as pessoas começaram a me reconhecer nas ruas, no condomínio onde eu moro. Me sinto muito feliz em receber todo esse carinho dos internautas do Brasil todo”, revelou Thylman a reportagem do BJ1 Notícias.

Projeto Social e Cultural – Estreitando laços com a sociedade, o Corpo Musical da PMMT, desenvolve através de parcerias com Prefeitura Municipais do Estado do MT, projetos sociais, trabalhando a musicalização de crianças e adolescentes, como educação complementar, e também repassando valores inerentes ao militarismo, como: disciplina, hierarquia, honra e patriotismo.

“Através das redes sociais, o Corpo Musical pode difundir melhor o seu trabalho através do Núcleo Popular, ganhando extrema aceitação com a sua simplicidade, não só em Mato Grosso, mas em todo país, inclusive, alcançando outros países”, disse o tenente Marcelo da Silva, comandante da banda da PMMT.

A unidade musical militar contabiliza mais de 80 mil seguidores no Instagram. A meta é chegar nos 100k até o próximo dia 5 de setembro desse ano, data em que o Governo do Estado do Mato Grosso anuncia novas promoções à graduação dos militares. Você pode dar uma forcinha e acompanhar o trabalho do Corpo Musical acessando o Instagram oficial através do link ou pesquisando @corpomusicalpmmt na plataforma.

Da redação

NOSSOS CONTATOS