Categorias: DestaqueEducação

Belo Jardim poderá contar com campus da UFRPE

A proposta de criação da unidade acadêmica da UFRPE de Belo Jardim prevê que, inicialmente, sejam ofertado cursos diurnos de graduação em engenharias.

(Foto: André Nery/Divulgação).

O interior de Pernambuco pode vir a ter mais uma Universidade Pública . Isso porque, segundo o Ministério da Educação tramita no Conselho Nacional de Educação a proposta de instalação de um Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco  em Belo Jardim, no Agreste.

A proposta de criação da unidade acadêmica da UFRPE de Belo Jardim prevê que, inicialmente, sejam ofertado cursos diurnos de graduação em engenharias, contando, inicialmente, com 1.600 estudantes, além de um quadro de servidores e prestadores de serviços.

Os cursos terão duas entradas anuais com 40 vagas por semestre letivo, resultando em 80 vagas anuais por Curso.Os perfis dos cursos das engenharias vão ser definidos tendo como foco promover o desenvolvimento local sustentável.

A região no entorno de Belo Jardim abrange uma população estimada em 952.091 habitantes e engloba as cidades de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Pesqueira, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, Bom Conselho, Garanhuns e Arcoverde.

Em Belo Jardim, além de diversas empresas, está instalada a maior planta de produção de baterias da América Latina (Acumuladores Moura), que possui um parque tecnológico que agrega em seu contexto um instituto de pesquisa, e que demanda profissionais de nível superior nas áreas de engenharia, que ainda não são atendidas pelas universidades públicas da região, além de se considerar, no entorno da cidade, uma alta demanda por profissionais nessas áreas.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS