Belo Jardim

Belo Jardim comemora 92 anos de emancipação política

Sua história merece ser lembrada e recontada aos belo-jardinenses natos e aos de coração

Centro de Belo Jardim – Praça da Conceição: Foto: Reprodução

A cidade de Belo Jardim, Agreste pernambucano, é conhecidamente como a “Terra dos Músicos” e completa, neste 11 de setembro, 92 anos de emancipação política. O tradicional desfile cívico-militar alusivo ao aniversário na Avenida Deputado José Mendonça não irá acontecer este ano devido à pandemia pelo novo Coronavírus.

Entretanto, sua história merece ser lembrada e recontada aos belo-jardinenses natos e aos de coração:

Fonte Wikipédia –  Fazenda Lagoa do Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores como Coronel Antônio Marinho, um dos grandes fazendeiros da época o qual seu próprio nome foi dado a avenida principal do bairro hoje chamado de Boa Vista, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Lagoa Capim.

No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.

Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual N°. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS