Barbosa anuncia que deixará STF e vai se aposentar
Da Folha de Pernambuco
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vai se aposentar em junho e deixar o STF. De acordo com a Folha de S. Paulo, em encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta quinta-feira (29), Barbosa se despediu do parlamentar e anunciou sua decisão de antecipar sua saída do STF.
Antes de Renan, Barbosa comunicou se encontrou com a presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também comunicou de sua aposentadoria. Segundo a publicação, Barbosa não revelou, na conversa com Renan, qual será seu destino.
Segundo a publicação, Barbosa foi questionado por senadores que participaram do encontro se seria candidato nas eleições deste ano. Ele respondeu apenas com um sorriso. O presidente do Supremo disse aos senadores que pretende “se dividir entre Brasília e o Rio de Janeiro”.
“É um motivo surpreendente e triste. O ministro veio se despedir. Ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Ele falou que vai se aposentar agora, no próximo mês. Nós sentimos muito porque ele é uma das melhores referências do Brasil”, disse Renan.
Seu mandato como presidente do STF acabaria em novembro. Como ministro ainda teria onze anos de labuta até a aposentadoria. O vice do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, assumirá antes do previsto.