Notícias

Avião que saiu de Caruaru cai na Bahia; piloto morreu após queda

Acidente aconteceu nesta quinta-feira (14), na localidade da Sereia, ao lado de uma fábrica de velas. Há 17 anos, aeronave com R$ 5,5 milhões também caiu na mesma data e região e deixou quatro mortos.

Cai avião em São Sebastião do Passé, no interior da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um piloto morreu após a queda de um avião de pequeno porte na manhã desta quinta-feira (14), em trecho da BR-110, na zona rural de São Sebastião do Passé, cidade do interior da Bahia. A informação foi confirmada pela prefeitura do município.

A informação inicial é de que o piloto do Seneca PT-REY, identificado como Jairo Souza, estava sozinho na aeronave. A queda do avião aconteceu na localidade da Sereia, em uma fazenda, ao lado de uma fábrica de velas.

Jairo Souza morava no bairro Alto do Moura, em Caruaru. Ele tinha perdido o pai, que também era piloto, em 2015.

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Amaro, também na Bahia.

No sábado (16), estava prevista uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça com aeronaves da FAB em Caruaru, mas foi cancelada.

O acidente aconteceu na mesma data e na mesma região em que um avião carregado com R$ 5,5 milhões caiu, há 17 anos. Na época, quatro pessoas morreram.

A produção da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, apurou que a aeronave saiu de Caruaru, em Pernambuco, com destino a Guanambi, município do sudoeste da Bahia.

Ainda segundo a apuração da TV Sudoeste, ele transportava a aeronave, que tinha sido comprada por dois empresários da região. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão no local.

Investigação

A investigação será conduzida pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). O órgão é vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Piloto de avião morre após queda de avião em São Sebastião do Passé, no interior da Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Em nota, o Seripa informou que seus investigadores, localizados em Recife (PE), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Nesta fase, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza:

  • a coleta e a confirmação de dados;
  • a preservação dos elementos da investigação;
  • a verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave;
  • o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

O Seripa garante que a conclusão terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Por G1BA

Da redação

NOSSOS CONTATOS