Atletas do Belo Jardim Futebol Clube recebem atendimento e reabilitação no Espaço Viver Bem
O Espaço Viver Bem, da Fundação Bitury, tem se destacado por oferecer cuidados fisioterapêuticos aos atletas do Belo Jardim Futebol Clube (BJFC). Semanalmente, cerca de 10 atletas das categorias de base recebem tratamento antes e depois dos jogos, visando melhorar o desempenho e prevenir lesões. De acordo com a coordenação do Espaço Viver Bem, Entre os meses de abril e maio, cerca de 80 atendimentos foram realizados.
O fisioterapeuta Manoel Neto divide o trabalho em duas etapas: pré-jogo e pós-jogo. Ele explica que antes dos jogos, o foco está na mobilidade e no fortalecimento para otimizar o desempenho e reduzir o risco de lesões. Após os jogos, o foco muda para a recuperação muscular, utilizando técnicas de reabilitação e relaxamento.
Além dos cuidados específicos para os momentos de jogo, a fisioterapia desempenha um papel crucial na prevenção de lesões. “A fisioterapia não atua somente quando o atleta está machucado, ela também previne lesões. Mesmo que o jogador não tenha nenhuma queixa de dor, trabalhamos o fortalecimento e a mobilidade para evitar futuros problemas”, reforça Manoel Neto.
A Fundação Bitury tem uma trajetória de dez anos dedicados a promover trabalhos sociais em Belo Jardim. Suas iniciativas incluem cursos profissionalizantes para jovens, assistência médica, a reabertura e administração do Centro de Artesanato Tareco e Mariola, distribuição de cestas básicas, além de eventos culturais e tecnológicos, como o Arte em Serra do Vento e o Jardim Digital. Em abril deste ano, a Fundação inaugurou o Espaço Viver Bem, que oferece atendimento fisioterapêutico gratuito para a população, além de aulas de dança para idosos e pilates para gestantes. O Espaço Viver Bem fica localizado na Rua Padre Pedro Paes, nº 64, no Centro de Belo Jardim.