Destaque

Assobio de vereador gera gritaria e confusão em Câmara de São Bento do Una

Vereador mais votado do município, Rinaldo do Santo Afonso é interrompido quatro vezes durante fala na tribuna e tem a palavra cassada após chamar colegas de ‘paquitinhas’

Foto: reprodução/print

O vereador de São Bento do Una, em Pernambuco, Rinaldo do Santo Afonso (PDT-PE) viralizou nas redes sociais após assoviar e gritar na tribuna, provocando uma discussão com o presidente da Câmara de Vereadores, Avanildo Cavalcante (PSB-PE). Parlamentar mais votado do município em 2020, Rinaldo chegou a ter a palavra cassada por Cavalcante quatro vezes por falta de decoro. Na última vez, teve o microfone suspenso em definitivo após se referir aos colegas como “paquitinhas”. O registro do episódio, que aconteceu na última sexta-feira, tem mais de 550 mil visualizações no perfil de Rinaldo em uma rede social.

No primeiro corte de microfone, o presidente da Câmara diz a Rinaldo que os parlamentares “têm que se comportar como vereadores”.

— Eu vou assobiar e o senhor não vai me empatar de assobiar não — responde Rinaldo.

Cavalcante rebate que “o grito vai ser empatado” e os dois iniciam uma discussão.

— Vossa excelência quer falar ou gritar? Aqui é para se falar e discutir os problemas de São Bento, não ficar gritando para depois o povo ficar falando da Câmara em todo canto do Brasil e do mundo — provoca Cavalcante.

O presidente concorda em autorizar a retomada da fala de Rinaldo. Na sequência, o vereador repete o ato de assobiar e gritar “ihu” antes do discurso e é novamente interrompido.

— Grito não faz parte de discurso. Vou passar o dia todo dizendo ao vereador aqui? Já suportei o ano todinho nessa tribuna aqui a população esculhambando a Casa por conta de vossa excelência — ressalta o presidente da Câmara.

Rinaldo provoca os outros vereadores em seguida, insinuando que alguns teriam a candidatura “bancada por empresário ladrão de água”, e Cavalcante ameaça novamente cassar a palavra de Rinaldo por “falta de decoro parlamentar”.

Em outro momento, o pedetista faz gestos obscenos com um copo d’água. Interrompido pela terceira vez, o vereador se revolta e chama os colegas de “paquitinhas”. Na sequência, retoma discussão com o presidente e tem a fala cassada definitivamente.

Veja vídeo: 

Por Blog de Olho no Cariri

Da redação

NOSSOS CONTATOS