Notícias

Após tumulto e fuga em massa, gestores são exonerados da Funase de Garanhuns

Oito adolescentes conseguiram fugir, na noite dessa segunda-feira (25), da unidade localizada em Garanhuns

Foto: Reprodução

Um dia após o tumulto e a fuga em massa, gestores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) localizado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foram exonerados dos cargos. Thiago Paes Espíndola deixou a diretoria da unidade. Já Jailson Alves Correia deixou a gerência.

As mudanças foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27).

O tumulto no Case de Garanhuns ocorreu na noite da última segunda-feira (25). Socioeducandos queimaram cadeiras e colchões, além de outros objetos. Um agente socioeducativo ficou ferido e precisou de atendimento médico no Hospital Regional Dom Moura.

Oito adolescentes conseguiram fugir durante a confusão.

O QUE DIZ A FUNASE?

De acordo com a assessoria de comunicação da Funase, cinco adolescentes foram recapturados com o apoio da Polícia Militar. “As buscas pelos demais adolescentes continuam e a unidade encontra-se normalizada”, informou, em nota. As causas do tumulto ainda estão sendo apuradas.

Em nota, nesta quarta-feira, a assessoria da Funase declarou que “exonerações fazem parte de reformulações administrativas da instituição”.

Disse ainda que, além das exonerações dos gestores do Case de Garanhuns, a titular da unidade de Jaboatão dos Guararapes, Anny Munique da Silva Sales, também foi dispensada.

Atualmente, em todo o Estado, a Funase conta com 454 socioeducandos, a partir dos 12 anos de idade. A capacidade é de até 763.

SELEÇÃO

Além das exonerações, o governo de Pernambuco publicou edital para contratação temporária de 271 agentes socioeducativos para atuação nas unidades da Funase no Recife e em Timbaúba, na Mata Norte.

As vagas são destinadas a pessoas com ensino médio completo. O salário oferecido é de R$ 1.548.

O processo será feito por meio de seleção simplificada, com etapa única de análise de experiência profissional e de títulos. As inscrições vão até o dia 18 de abril. Os contratos terão validade de 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período até o limite de seis anos.

A jornada de trabalho é em regime de plantão, com escala de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso, diurno ou noturno, incluindo sábados, domingos e feriados, a depender do quadro de horários elaborado pela Funase.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site da banca organizadora (institutodarwin.org). A taxa custa R$ 18,70 e deve ser paga por meio de boleto bancário até o dia 19 de abril. O resultado final está previsto para 2 de maio.

Por JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS