Categorias: Sem categoria

Após sete anos como vice, João Lyra Neto assume Estado nesta sexta em definitivo

Vinte e cinco anos depois de começar o primeiro mandato como prefeito de Caruaru, no Agreste do Estado, o vice-governador João Lyra Neto (PSB) assume nesta sexta-feira (4) o comando do Governo de Pernambuco, após a renúncia do governador Eduardo Campos (PSB), que disputará a Presidência da República. O ato oficial ocorre às 15h30, na Assembleia Legislativa e a transmissão do cargo será no Palácio, às 17h.

A posse de Lyra é acompanhada com expectativa quanto ao engajamento do futuro governador na campanha do secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB). O vice-governador tinha a expectativa de ser o escolhido para disputar a sucessão estadual, mas foi preterido porque Campos procurava um candidato que pudesse assumir melhor o perfil da “nova política”, slogan que guiará a campanha presidencial.

Por duas vezes, João Lyra comandou gestões como prefeito de Caruaru. Ocupou o cargo entre os anos de 1989 e 1992, como integrante do PMDB, e entre 1997 e 2000, no PSB. Entre as duas gestões, ele foi deputado estadual, já no PSB, entre 1994 e 1996; quando foi vice-líder do terceiro governo Miguel Arraes (PSB).

Depois de ter voltado à Prefeitura de Caruaru, João Lyra teve rápidas passagens pelo PPS e pelo PT. Em 2005, filiou-se ao PDT, partido pelo qual disputou a vice-governadoria na chapa de Eduardo Campos. Ele voltaria ao PSB em outubro do ano passado, depois de ter rompido com o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT) e em meio a tentativa de se viabilizar como sucessor de Campos.

João Lyra Neto vai comandar o Estado durante nove meses. Publicamente, promete uma gestão de continuidade, mas nos bastidores especula-se até onde ele pode estar magoado com Campos por ter sido preterido como candidato. Na prática, o governo Lyra começa já na segunda (7), às 8h, quando ele reúne pela primeira vez o novo secretariado .

Com informações do NE10

admin

NOSSOS CONTATOS