Destaque

Após 10 meses seguidos de alta, o índice de confiança do empresário de PE volta a cair

O País, por outro lado, manteve elevada a confiança dos seus empresários neste mês

A propagação do Covid-19 começa a impactar a confiança do industrial do Estado. É que, segundo levantamento deste mês feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a confiança do empresário apresentou sua primeira queda desde maio de 2019, quando o resultado chegou aos 53,8 pontos em razão da morosidade das reformas no Congresso Nacional.

Neste mês de março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pernambuco (ICEI-PE) atingiu os 58,9 pontos, variando negativamente 3,4 pontos em relação a fevereiro de 2020, quando o índice chegou a marcar 62,3 pontos. Na avaliação do economista da Federação, Cézar Andrade, a justificativa para esse decréscimo teve a ver com o recente choque do petróleo, que afetou algumas indústrias locais, e ao coronavírus.

No entanto, a queda dos indicadores entre os meses (fevereiro e março) ainda não foi suficiente para inibir a recuperação das economias nacional, estadual e das empresas que vem crescendo desde 2015. “Entretanto, e pelo o que estamos vendo no país inteiro, sabemos que essas perspectivas não vão se manter por muito tempo. Apesar de não termos ainda a dimensão do impacto real nas indústrias após a propagação do Covid-19, sabemos que o rebatimento negativo nos resultados das empresas é uma questão de tempo”, analisou Andrade.

O mesmo reflexo sentiu o indicador do Nordeste. Na passagem de fevereiro para março, saiu de 63,8 pontos para 59,6 pontos. As justificativas são as mesmas, como o choque do petróleo, a propagação do coronavírus e a alta do dólar, que anda encarecendo a compra de insumos para abastecer o mercado interno. O País, por outro lado, manteve elevada a confiança dos seus empresários neste mês, pontuando a média de 60,3 pontos ante aos 59,5 pontos de fevereiro.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS