Apagão no Nordeste teve origem no Piauí
Novamente sem energia. Um novo apagão voltou a atingir vários estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), causando diversos transtornos à população. A Celpe confirmou que todos os municípios pernambucanos foram atingidos pelo blecaute. Segundo a assessoria da Companhia, a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 15h08 . Em Pernambuco, o fornecimento começou a ser restabelecido, gradativamente, a partir da 15h55 e concluído às 18h35.
O apagão teve origem no Piauí, segundo a Companhia Hidro Elétrica de Pernambuco (Chesf). O problema começou na estação de Ribeiro Gonçalves, localizada no Piauí, que não é de responsabilidade da estatal, e sim da Eletronorte, outra empresa do sistema Eletrobras. Como o sistema elétrico nacional é interligado, a falha sobrecarregou as linhas e resultou no blecaute.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmaram a informação passada pela Chesf de que a interrupção no fornecimento de energia foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se reúne nesta quinta extraordinariamente com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar o blecaute que atingiu a Região Nordeste. Mas já adiantou a queda de energia não significa fragilidade no sistema do país, episódio que ocorreria, segundo o ministro, em qualquer país do mundo.
Com informações da Folha de Pernambuco
Leia também
“Apagões são resultado do descaso do Governo Dilma”, criticou Mendonça Filho