Destaque

Apac prevê chuva ‘entre normal e acima da média’ em Pernambuco em fevereiro, março e abril

Regime pluviométrico no estado tem influência da combinação do aquecimento do Oceano Atlântico com o fenômeno La Niña, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima.

Foto: divulgação

Em fevereiro, março e abril de 2023, Pernambuco tem previsão de chuvas com índice entre o considerado normal e acima da média em todas as regiões. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

O meteorologista Thiago do Vale disse ao g1, nesta segunda-feira (30), que o regime pluviométrico terá influência da combinação do aquecimento do Oceano Atlântico com o fenômeno La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico.

“O La Niña vai perder força, ao longo do ano, mas ainda está presente. Com o aquecimento do Atlântico, teremos essa combinação com o parâmetro de chuvas dentro do normal e acima da média para Pernambuco”, afirmou o meteorologista.

Ainda segundo Thiago do Vale, a média histórica é feita a partir de uma compilação de dados de 30 anos para um determinado período. Assim, Pernambuco tem as seguintes médias de chuvas, de acordo com as regiões do estado:

Média de chuvas em Pernambuco

Região Média em fevereiro (em milímetros) Média em março (em milímetros) Média em abril (em milímetros)
Grande Recife 122 212 269
Zona da Mata 81 129 159
Agreste 55 89 103
Sertão 95 138 99
Da redação

NOSSOS CONTATOS