Notícias

Apac emite alerta sobre baixa umidade no sertão de Pernambuco

Segundo a agência a umidade relativa do ar deve atingir níveis abaixo de 20% na região entre os dias 7 e 14 de novembro

Heudes Regis/ Reprodução JC Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) lançou um aviso de baixa umidade nas regiões do sertão de Pernambuco e no sertão do São Francisco entre os 7 e 14 de novembro.

De acordo com a agência a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% nesse período devido a presença de uma massa de ar seco sobre a região, que também provoca o aumento da temperatura, que deve alcançar os 37º C no período.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a baixa umidade do ar pode causar complicações alérgicas e respiratórias, pois causa o ressecamento das mucosas (partes úmidas do corpo), sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos e ainda eletricidade estática em pessoas e em eletrônicos, além do aumento dos riscos de incêndios em pastagens.

Quando a umidade atinge níveis menores do que 20%, como é o esperado, as orientações são de evitar praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar libre entre às 10h e 16h, aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para umedecer os olhos e nariz e beber bastante água.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS