Ao lado de Miguel Coelho, Mendonça e Antônio Coelho, Gilvandro assina Acordo de Cooperação que vai beneficiar agricultores de assentamentos de Belo Jardim
O Prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, assinou junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinou, nesta segunda-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para beneficiar 64 famílias nos assentamentos Fazenda Santa Rosa, Ouro I e Ouro II. A solenidade aconteceu no Sítio Salobro com a presença do ex-ministro Mendonça Filho, do deputado estadual, Antonio Coelho, do pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho, representantes do Incra e agricultores da região.
“Em breve vocês vão poder ir ao banco, com tudo regularizado para poder investir na terra de vocês. É assim que se trabalha, olhando pra frente. Esse é o nosso compromisso, de transformar Belo Jardim”, pontuou Gilvandro Estrela.
Para Mendonça Filho, que quando secretário de Agricultura garantiu eletrificação para as áreas beneficiadas, se disse honrado em lutar parar garantir o reconhecimento daqueles agricultores e famílias. “O cidadão agricultor precisa ser dono do seu destino e ele só é dono do seu destino se ele puder ir ao banco e contratar uma linha de crédito, puder lutar pela propriedade pela qual lutou por tantos anos e provar sua legalidade”, destacou Mendonça.
O deputado Antônio Coelho afirmou que a parceria representa uma conquista de diretos e de realizações efetivas para as famílias. “O esquecimento do homem do campo vai acabar. Um trabalho em conjunto, de mãos dadas, que vai reduzir as barreiras e a burocracia na ponta para o pequeno produtor. Se antes eram os assentados que precisavam ir até o Incra, agora será o inverso, a prefeitura e o Incra que vão chegar junto aos agricultores”, destacou o parlamentar, frisando o empenho do prefeito Gilvandro Estrela e do ex-ministro Mendonça Filho para tirar do papel ações que valorizam o trabalho do homem do campo.
Miguel Coelho celebrou a atuação da gestão municipal e da autarquia federal juntos aos assentamentos. “Ninguém estava acostumado com o Incra chegando junto, chegando perto das famílias assentadas, ajudando a realizar sonhos de quem tanto esperou por um momento como esse. O produtor rural já é obrigada a enfrentar, que precisa ter na prefeitura e no Incra uma mão para poder se apoiar. Sem isso, fica tudo mais difícil”, assinalou o ex-prefeito, parabenizando o prefeito Gilvandro Estrela pelo trabalho realizado.
Inicialmente, o assentamento Fazenda Santa Rosa foi o primeiro a ter o ACT homologado. O pacto vai possibilitar a implantação dos Programas Titula Brasil, cujo objetivo é agilizar a regularização fundiária de assentamentos e da Sala da Cidadania.
O agricultor João Barbosa, representante do assentamento Fazenda Santa Rosa, relatou no evento, que a regularização da posse é uma luta de muitos anos. “Tem 12 anos que essa propriedade foi reconhecida esse assentamento foi reconhecido. Um luta difícil que todos nos trabalhadores encontramos.
Eu sei a dificuldade que temos durante todo esse período”, destacou.
No próximo dia 20, os outros dois assentamentos do município, localizados nos sítios Ouro I e Ouro II, também serão oficializados pelo Incra para receber o Programa Titula Brasil e a Sala da Cidadania. Com isso, a Secretaria de Agricultura se tornará um ponto de assistência e atendimento para os agricultores dos três assentamentos de Belo Jardim.