Saúde

Anvisa aprova novo tratamento para HIV com apenas um comprimido

Em Belo Jardim, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) divulgou que as ações de conscientização sobre o tema terão início nesta quarta-feira (1º); confira

Foto: Divulgação

Nas proximidades do Dezembro Vermelho, mês de conscientização da luta contra a AIDS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa segunda-feira (29), um novo tratamento de HIV com apenas um comprimido e em dose única diária, o Dovato. A droga é o resultado da combinação de duas substâncias: lamivudina e dolutegravir sódico.

AIDS é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immune Deficiency Syndrome). É o estágio final da doença provocada pelo HIV, um vírus que causa graves danos ao sistema imunológico e não tem cura, mas, sim, o tratamento.

De acordo com nota emitida pela Anvisa, “a aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes”.

Ele poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 kg.

Em Belo Jardim, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) divulgou que as ações de conscientização sobre o tema terão início nesta quarta-feira (1º), das 8h às 12h. Na oportunidade, serão ofertadas palestras, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, exames de citologia, atendimento médico para pessoas com queixas na área genital, aferição de pressão e glicose e distribuição de preservativos.

As atividades deste dia contarão com o apoio do Sesc Belo Jardim. O CTA/SAE fica localizado na rua Germiniano Maciel, 465 – Boa Vista.

Da redação

NOSSOS CONTATOS