Categorias: Belo Jardim

Ampliação da Barragem do Ipojuca tem início

A obra para o aumento da capacidade da Barragem Pedro Moura, ou como é mais conhecida Ipojuca, começou desde último sábado

Foto: Katharyne Bezerra

Foto: Katharyne Bezerra

Foto: Katharyne Bezerra

(16) e tem prazo de oito meses para ser concluída. Tanto finalizada, quanto no processo de construção, a barragem renderá inúmeros benefícios para Belo Jardim. Mais espaço para água e oportunidades de emprego, são uns deles.

A ampliação é uma parceria do Governo Federal com o Estadual. R$ 4 milhões foram conseguidos através de emendas do deputado federal Mendonça Filho (DEM) e R$ 1,3 milhões do Governo de Pernambuco. Atualmente Belo Jardim está passando por um racionamento de água, todas as barragens juntas tem em torno de 11 milhões de m³, distribuídos nessa proporção: Tabocas 100%, Bitury 14% e Ipojuca 24%.  A ampliação visa aumentar o volume de 30 para 36 milhões de m³.

Segundo o engenheiro Erike, da empresa Move Terra Engenharia, responsável pela execução da obra, o primeiro passo será a instalação do canteiro e a limpeza do perímetro em torno de toda a barragem, uma faixa de 35 km. “Nós vamos contratar serventes, pedreiros, carpinteiros, eletricistas e gente de serviços gerais”, conta.

Ainda de acordo com o engenheiro como o período do inverno praticamente já acabou vai ser melhor de começar a obra. “Aqui na ombreira direita são 90 m, vamos avançar mais 40 m e vou subir 1,5 m. No vertedouro é a mesma situação, está hoje com 130 m, aproximadamente, então no caso vamos subir só mais 1,5 m. Na ombreira esquerda, nós temos hoje 150 m, vamos ficar com 190 m e subir 1,5 m”, explica.

Além da ampliação, a empresa também está responsável pelo pós-barragem, onde realizará uma melhoria no acesso ao reservatório. “No contrato está previsto uma pavimentação de acesso a barragem e uma passagem molhada que vai existir na jusante, que beneficiará justamente o pessoal de Campo Novo”, completa Erike.

admin

NOSSOS CONTATOS