Educação

AEB é avaliada com o conceito três pelo IGC do Ministério da Educação

O resultado consolida a instituição como uma das melhores no ensino superior da região

Foto: Ascom/PMBJ

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC), divulgou o Índice Geral de Cursos 2019 (IGC), que avalia faculdades e universidades nas modalidades graduação e pós-graduação, para acompanhar a evolução da qualidade do ensino superior no país. A escala do IGC vai de 1 a 5. São consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2.

A Autarquia Educacional de Ensino de Belo Jardim (AEB/FBJ), no Agreste, alcançou o conceito 3 no IGC. O resultado considera dados referentes ao ano de 2019, consolidando a AEB como uma das melhores instituições de ensino da região.

Instituições como o Centro Universitário Favip Wyden, Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), Faculdade Uninassau de Caruaru, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Centro Universitário Estácio do Recife, obtiveram a mesma nota que a AEB na avaliação.

“São instituições que possuem condições estruturais muito melhores que a nossa, mas conseguimos a mesma nota. Isso significa que temos total condição de concorrer em igualdade, se melhorarmos nossas questões de infraestrutura”, destacou o professor Everaldo Santos.

Mesmo estando em um cenário adverso, com um débito, que em fevereiro, ultrapassava a casa dos R$ 4 milhões, pelo não cumprimento de encargos sociais, como INSS, FGTS e Belo Jardim Prev, além de débitos com Celpe, Compesa, telefone, prestadores de serviços, fornecedores e empresas, a direção da AEB conta com o esforço do prefeito Gilvandro Estrela (DEM) para elevar a qualidade de ensino da unidade.

Atualmente, a AEB conta com os cursos de graduação nas áreas de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Segunda Licenciatura em Pedagogia. As opções de cursos disponíveis para pós-graduação, são: Enfermagem e Obstetrícia e Neonatologia, ensino de Geografia, Ensino da História, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino de Matemática, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Saúde Pública e Ensino da Biologia.

Da redação

NOSSOS CONTATOS