Abrigo Zé Ramos é entregue em Belo Jardim
Na noite da última sexta-feira (18), foi inaugurado o abrigo Zé Ramos, localizado na Praça Desembargador João Paes, em Belo Jardim. O espaço homenageia José Ramos, uma figura estimada na cidade, reconhecida pelos serviços prestados. O diácono Fernando José fez a bênção do local, onde deu início a inauguração .
O Abrigo Zé Ramos é uma homenagem póstuma a José Ramos, mais conhecido como Zé Ramos, uma figura histórica de Belo Jardim. Ele foi o proprietário do primeiro abrigo da cidade e um dos fundadores da cooperativa local. Durante anos, Zé Ramos reunia amigos e moradores em seu abrigo, que funcionava como um ponto de encontro e apoio. Após seu falecimento, em 1993, o abrigo deixou de funcionar, mas sua memória continua viva entre os belo-jardinenses.
A obra do novo abrigo foi concluída em um período de três meses, com um investimento aproximado de R$ 200 mil. O espaço foi cuidadosamente planejado e inclui uma cozinha, dois banheiros, além de revestimento em PVC, vidros e piso de cerâmica, garantindo conforto e funcionalidade para todos que utilizarão o local.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; o deputado federal Mendonça Filho; vereadores; a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza; além de outros secretários municipais e a família do homenageado. A noite especial foi encerrada com o show de Forró do Matuto, que animou o público.
O projeto foi uma iniciativa do vereador Nilton Senhorinho e foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.
Zé Ramos era conhecido por seu abrigo, que acolhia sua família, netos e amigos, e, às segundas-feiras, oferecia o famoso caldo de cana com pão doce, que alegrava os frequentadores.
“Lembro das histórias do abrigo. Meu pai foi frequentador, assim como meus tios, e eu tenho muitas lembranças que eles me contavam. Ver o prédio sendo demolido doeu, porque foi como perder uma parte da nossa história. Agora é um momento de resgate,” disse o vereador e autor do projeto, Nilton Senhorinho.
O abrigo contará com um espaço que será a segunda unidade da cafeteria “La Café”, cuja inauguração está marcada para o dia 8 de dezembro, data em que se comemora a padroeira de Belo Jardim, Nossa Senhora da Conceição. Além disso, também haverá um restaurante e um bar.
“Essa é mais uma obra entregue e esta, em particular, é ainda mais especial. O abrigo Zé Ramos homenageia um homem que teve uma história importante em nossa cidade. Agradeço à família por estar presente nesta data especial e parabenizo o prefeito Gilvandro por esse grande resgate”, comentou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza.
Sob a gestão do prefeito Gilvandro Estrela, o abrigo foi revitalizado, proporcionando à comunidade um espaço para relembrar a bondade e o legado de Zé Ramos.
“Eu lutei por esse abrigo, que vi ser demolido. Hoje, realizo o sonho de vê-lo reconstruído. Sempre disse a mim mesmo que, quando fosse prefeito, resgataria o abrigo de Zé Ramos, e agora isso se tornou realidade,” disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.
Por Assessoria