55ª Festa das Marocas: música, cultura e serviços para população marcam mais um dia
A 55ª Festa das Marocas continua a encantar e surpreender. E o segundo dia, que aconteceu no sábado (7), não foi exceção. O evento, que mobiliza toda a cidade de Belo Jardim e região, trouxe uma programação repleta de atrações culturais, musicais e serviços à população. A feirinha de artesanato, no Centro, atraiu visitantes, oferecendo uma variedade de produtos que destacam a rica cultura do município. O carro da Pitú, estacionado na Av. Deputado José Mendonça, é um ponto de encontro popular.
Na parte da noite, o palco principal vibrou com shows de Felipe Estilizado, Fael Mariz, Renan Cruz e Waldonys. Enquanto isso, o Polo Instrumental trouxe apresentações de Zefinha de Bernardo, Erres, Prkilla e Bione. Já no Palhoção, a tradição e a alegria do forró ficaram por conta de Galego da Tapera e da banda Pra Valer Estilizado, que mantiveram o público animado.
A festa também destacou a importância dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Belo Jardim por meio de suas diversas secretarias. A Secretaria de Assistência Social, por exemplo, implementou o “Espaço Assistência Acolhe”, um local seguro para crianças que poderiam estar em risco de trabalho infantil, além de oferecer identificação com pulseiras para garantir a segurança dos pequenos cujos pais estão trabalhando no evento.
A Secretaria de Saúde marcou presença com orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de preservativos, além de garantir a fiscalização sanitária das tendas de alimentação, assegurando a qualidade e a higiene dos alimentos vendidos. Para emergências, um ponto de atendimento médico estava disponível, incluindo ambulância e reforço na UPA.
A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher lançou a campanha “NÃO É NÃO”, focada na conscientização sobre assédio e na promoção de um ambiente respeitoso e seguro para todos. Já a Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec), em colaboração com o 15º Batalhão, atuou na fiscalização do trânsito e na aplicação da Lei Seca, utilizando também a cavalaria para manter a ordem.
Para garantir a inclusão, a Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia disponibilizou um camarote de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e apoiou as apresentações das quadrilhas juninas, tornando o evento mais acessível e inclusivo para todos.