
Entre os dias 12 e 16 de maio, Belo Jardim, Agreste Central de Pernambuco, recebe a 2ª Edição do Circuito Dança Jardim. Este ano, a programação inclui uma oficina aberta ao público, outra formação específica para os alunos da Escola Técnica Edson Mororó Moura (ETEEMM) e vivências com performance e espetáculos de dança. Todas as ações são gratuitas, livres para todos os públicos e nos últimos dois dias terá intérprete de Libras.
Intitulada de “Corpo Popular”, a oficina para os estudantes do ETEEMM traz as linguagens do Maracatu, Frevo, Coco de Roda e Ciranda nos dias 12, 13 e 14 de maio. Os encontros acontecem no contraturno das aulas, das 17h às 19h, tem certificado para os participantes e não possui pré-requisitos para a inscrição, que pode ser feita junto ao professor Brendhel Chaves.
Já a oficina “Serpenteia” é aberta para todos os públicos da cidade. A ação acontece apenas no dia 13 de maio, das 14h às 18h, e a inscrição pode ser realizada através de formulário on-line. Ministrada pela artista e dançarina, Marcela Felipa, a oficina é um convite ao encontro com o universo das danças, brinquedos e brincadeiras populares afro-brasileiras e indígenas. Esta atividade vai acontecer no SESC Ler Belo Jardim e no ato da inscrição é possível colocar o bairro do participante, pois a organização irá disponibilizar um transporte gratuito até a unidade.
A partir da quarta-feira, começam as vivências apresentadas por artistas da cidade e de outras regiões do Estado. No dia 14, as apresentações iniciam às 19h no SESC, com os solos “Lascívia” e “Rebento”. Na quinta-feira (15), a abertura começa às 19h no Cine Teatro do Instituto Conceição Moura (ICM), fazem parte da programação o vídeo dança “Entrenós – Peles em Escárnio”, a apresentação do resultado da oficina “Corpo Popular” e o Grupo de Dança do Boi da Gente.
O encerramento da 2ª Edição do Circuito Dança Jardim acontece na sexta-feira (16), no Anfiteatro do ICM, a partir das 18h30 com o solo “Paisagem Corpo Sonoro” do Breno Liberato, seguido por “Arisca” do Interior Coletivo, “Como Eu Frevo” de Ingrid Beatriz e o “Arreia”, das artistas Íris Campos e Iara Campos.
De acordo com a produção do circuito, a ideia desta segunda edição é interiorizar as ações formativas na área de dança, uma vez que elas são escassas na região. “Esse projeto vem para atender uma demanda formativa dos artistas trabalhadores da dança na cidade de Belo jardim, de investigar soluções técnicas para a criação e execução da dança realizada no contexto de uma cidade do interior. A realização deste circuito de oficinas também é um incentivo para a formação de novos profissionais da área da dança na cidade que se interessem em construir uma caminho na área”, afirma Marília Azevedo, produtora do circuito.
Dança Jardim é uma ação realizada pelo Interior Coletivo, financiada pelo Funcultura (2022/2023), através do Governo do Estado de Pernambuco, e conta com o apoio do Sesc Ler Belo Jardim e do Instituto Conceição Moura (ICM).
Serviço
2ª Edição do Circuito Dança Jardim
Quando: 12 a 16 de maio
Programação Completa:
12/05 – Segunda-feira – Oficina “Corpo Popular” – 17h às 19h – ETEEMM
13/05 – Terça-feira – Oficina “Serpenteia” – 14h às 18h | Oficina “Corpo Popular” – 17h às 19h – SESC Ler Belo Jardim
14/05 – Quarta-feira – Oficina “Corpo Popular” – 17h às 19h – ETEEMM | Solos “Lascívia” e “Rebento” – 19h – SESC Ler Belo Jardim
15/05 – Quinta-feira – Abertura 19h – Vídeo Dança “Entrenós – Peles em Escárnio” 19h30 – Resultado da Oficina “Corpo Popular” 19h45 – Grupo de Dança Boi da Gente 20h – Cine Teatro do Instituto Conceição Moura
16/05 – Sexta-feira – Solo “Paisagem Corpo Sonoro” (Breno Liberato) 18h30 – “Arisca” (Interior Coletivo) 18h50 – “Como Eu Frevo” (Ingrid Beatriz) 19h20 – “Arreia” (Iris e Iara) 19h40 – Anfiteatro do Instituto Conceição Moura.
Por Assessoria