15° Batalhão de Polícia Militar prende acusado de dois latrocínios e um homicídio em São Bento do Una
Nesta quinta-feira (9), o 15° Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de José Rafael Rodrigues dos Santos Filho, de 19 anos, conhecido como Kaíque, sob a acusação de cometer um homicídio e dois latrocínios – roubo seguido de morte, na cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. Entre as vítimas está o sargento reformado da PM, Assemir Matias da Silva, de 63 anos. De acordo com a PM, Kaíque confessou a autoria dos crimes.
A ação, conduzida pelo efetivo do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), com apoio da Polícia Civil e do Núcleo de Inteligência, cumpriu um mandado de prisão expedido pela comarca local, referente ao primeiro crime cometido por José Rafael em fevereiro deste ano. Na ocasião, ele teria assassinado um homem de 40 anos com uma pedra de paralelepípedo, após uma discussão no trânsito.
A captura do homicida e latrocida ocorreu na residência de uma namorada, em São Bento do Una, onde foram encontrados uma pistola calibre 380, 32 munições (sendo uma deflagrada), dois carregadores, dois aparelhos celulares da marca iPhone e uma moto. (assista vídeo da prisão no Instagram do BJ1 Notícias)
De acordo com o comandante do 15° Batalhão, Leone Sena, a prisão foi realizada dentro dos parâmetros legais e representa uma resposta tanto à sociedade quanto ao crime cometido contra o sargento reformado, que serviu na unidade e foi assassinado covardemente pelo criminoso.
“Estamos satisfeitos com o desfecho desta operação. Agradeço imensamente o comprometimento e a dedicação da nossa tropa. A prisão deste indivíduo representa não apenas a eficiência do nosso trabalho, mas também o nosso compromisso com a segurança e a justiça em nossa região”, comemorou o comandante.
Cronologia dos crimes:
– No dia 11 de janeiro, Artur Marcelo Oliveira de Lima, de 40 anos, morreu após ser atingido por uma pedra de paralelepípedo na cabeça durante uma discussão de trânsito com Kaíque, no bairro Santo Afonso.
– No dia 11 de abril, o sargento reformado da PM, Assemir Matias da Silva, foi assassinado por Kaíque com três disparos de arma de fogo, durante um assalto em uma estrada de terra que dá acesso ao povoado de Jurubeba, na Zona Rural de São Bento do Una.
– O último crime atribuído a Kaíque ocorreu no domingo (5), quando ele tirou a vida de Álvaro Gabriel Fernandes Cordeiro, de 27 anos, no Sítio Maniçoba dos Soares, após a vítima tentar proteger sua avó de uma agressão durante o assalto, sendo alvejada por três disparos.