Divulgação/Compesa

A Compesa retomou o abastecimento de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, nessa segunda-feira (29), após as barragens de Santana, Afetos e Pedra voltarem a acumular água com as últimas chuvas na região. O Centro, Xucuru e o Prado já estão recebendo água nas torneiras e foram os primeiros beneficiados. As localidades serão abastecidas até quarta-feira (31) quando a companhia deve divulgar um novo calendário de abastecimento para o mês de agosto.

A barragem de Santana acumulou 12% da sua capacidade máxima que é de um milhão de m³, o que representa 120 mil m³. Já a barragem de Afetos está com 220 mil m³, 20% da sua capacidade total de 1,1 milhão m³. A barragem de Pedra D’ Água atingiu 100% e conseguiu alcançar seu volume máximo de 400 mil m³. Somando a captação dos três mananciais, a vazão atual corresponde a 40 litros de água por segundo.

Ainda não há uma previsão para o retorno do funcionamento do Sistema Adutor do Moxotó/Adutora do Agreste que continua paralisado em função da suspensão do bombeamento da água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a Barragem do Moxotó, em Sertânia. A Compesa segue monitorando o enchimento da Barragem do Moxotó, operação que é comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

print