Reprodução / Internet

As cidades do interior pernambucano vem registrando altas temperaturas nos últimos dias. Com isso, é necessário que a população destas localidades tome alguns cuidados. A hidratação é um deles, como alerta o Especialista em Saúde Pública e coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Adriano Oliveira.

“Com aumento natural da temperatura, até por estarmos no verão, devemos redobrar a atenção quanto a um dos aspectos mais importantes na nutrição equilibrada, que é a hidratação”, afirma o profissional.  Ele ainda destaca que alterações no estado de hidratação, pelo excesso ou por sua falta, podem implicar em consequências graves, podendo chegar ao óbito.

“Um cuidado especial deve ser tomando com crianças e idosos, tendo em vista que a perda de água e fluidos minerais através do suor possibilita a desidratação, que ocorre quando nosso corpo perde mais água do que é ofertado ao corpo”, alerta o nutricionista.

Adriano dá algumas orientações e dicas sobre a correta hidratação diária, principalmente, no verão:

– Beber pequenos copos com 180 ml de água em diversos momentos do dia; a água é fonte de sais minerais e é a melhor opção de hidratação.

– Intercalar o consumo da água com chás gelados, picolés de frutas, sorvetes de frutas, água de coco, além das frutas sempre na forma sólida mais ricas em água como: melancia, melão, abacaxi, melão, morango e laranja;

– Evitar o excesso de alimentos açucarados, salgados e gordurosos.

Por UNINASSAU

print