Reportagem / BJ1

No terreno do antigo Clube ITEC, no bairro de São Pedro, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, será construído um espaço público concebido a partir de ampla participação da população, construída pelo Grupo Moura e Instituto Conceição Moura e que será entregue como legado para sociedade belo-jardinense.

O local será arborizado, conectado aos principais equipamentos culturais da cidade, voltado ao lazer, à coletividade e à prática de esportes de crianças, jovens e adultos.

As obras têm início previsto para março deste ano com conclusão para até o final de 2019. O investimento e a manutenção do espaço ficarão a cargo do Grupo Moura.

“Nosso maior desejo é retribuir à cidade tudo que ela já proporcionou para o Grupo Moura. É uma maneira de mostrar o quanto Belo Jardim significa para a Moura. E não há melhor forma foi firmar o compromisso de deixar um legado de transformação social para a cidade, um espaço público com elevado padrão estético e sustentável”, comenta a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

Reprodução / Google Maps

O novo espaço público começou a ser concebido em 2017, após uma maratona de 48 horas que envolveu a população de Belo Jardim, o Instituto Conceição Moura, os escritórios ADPT Design, Coletivo RT e Juliano Dubeux Arquitetos Associados, sob a coordenação do Fab Lab. Do encontro nasceram as premissas para a nova praça, que será erguida em uma área de cerca de seis mil metros quadrados (m²) e com potencial para integrar os bairros Centro e São Pedro, além de ser capaz de receber um projeto inovador que unisse Meio Ambiente, Esportes e Cultura.

O novo espaço de convivência estará próximo à feira-livre, realizada de segunda à sexta e considerada patrimônio imaterial da cidade. E é vizinho aos equipamentos culturais do Grupo Moura: Cine Jardim, a Escola de Música e a antiga Fábrica Tareco e Mariola, formando assim um cinturão de Cultura na cidade.

print