Saúde

A importância da mamografia e onde fazer esse exame em Belo Jardim

Redação BJ1 11/10/2017 - 12h05

(Foto: Hospital da USP).

No período do Outubro Rosa, campanha que incentiva a prevenção do câncer de mama, nada melhor do que se prevenir por meio dos métodos corretos. O exame de mamografia é o tipo de radiologia que detecta o câncer de mama e deve ser feito anualmente pelas mulheres acima dos 40 anos. A recomendação foi adotada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A mamografia também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso necessário.

O exame é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), que fornece imagens detalhadas de alta qualidade da mama para o diagnostico.

É recomendado que as mulheres a partir dos 35 anos realize o primeiro exame para servir de base nas avaliações da mama em comparação a exames futuros. Acima dos 40 anos é recomendado que a mamografia seja realizada anualmente.

Onde fazer o exame de mamografia em Belo Jardim

Em Belo Jardim o exame é disponibilizado pela rede pública e particular de saúde.

A Secretaria de Saúde oferece exames gratuitos duas vezes por mês para as mulheres da cidade e zona rural do município. As mulheres devem marcam o exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros ou distritos e ele é realizado em duas datas no mês, por meio do Programa Amigo do Peito. Mais informações através do fone:  (81) 3726-1494.

Já na rede participar, o Hospital Santa Fé, no bairro da Boa Vista, realiza a mamografia todas as segundas-feiras, na parte da tarde. O preço do exame custa R$140. É necessário agendar com antecedência, presencialmente ou pelo telefone: (81) 3726-2150.

Outro local que oferta o exame de mamografia, é o Centro Especializado Monserrate (CEM), no Centro da cidade. O exame custa R$120, e será realizado no dia 17 e 24 de outubro, a partidas das 07h30. É obrigatório agendar com antecedência, presencial ou por telefone: (81) 3726-1034