Título de eleitor – Foto: Marcello Casal Jr/ABr

O eleitor que não votou e nem justificou no primeiro turno, tem até 60 dias contanto com a data da realização das eleições, nesse domingo (7), para justificar. Independente se não votou ou se vai justificar até o segundo turno, poderá sim, votar.

Caso não possa comparecer até um cartório eleitoral, o eleitor poderá acessar o site www.tre-pe.jus.br ir na opção justificativa, preencher o requerimento, anexar sua prova para encaminhar ao juiz. Só após o juiz deferir, é que ele poderá ser isento de pagar a multa.

De acordo com o assessor da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Orson Lemos, o primeiro turno foi muito tranquilo. Ao todo, 340 urnas apresentaram defeitos e 186 foram trocadas. Todas as urnas já foram recolhidas para os polos eleitorais e a partir do dia 26 de outubro serão encaixotadas e enviadas para as sessões eleitorais.

Parcerias e dúvidas

Orson acrescenta que as parceiras feitas com o Ministério Público, com a Polícia Federal e o combate há mais de 2 meses já iniciado, diminuiu, não acabou, mas diminuiu a quantidade esperada de Fake News. Dúvidas ou mais informações pelo site: www.tre-pe.jus.br ou pelo telefone: (81) 3194-9400.

print