Fotos: Hélder Tavares

O ex-ministro da Educação e deputado Mendonça Filho, defendeu no Seminário Educação em Debate, promovido pelo Democratas, nesta sexta-feira (27), que a Educação seja a pauta principal no debate eleitoral de 2018. “Independente de afinidade de política partidária e ou ideológica a gente tem que ter um grande consenso em torno da educação. Não há como se transformar a realidade do nosso País que não seja pela Educação, declarou o deputado Mendonça Filho.

O seminário,promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania, é o primeiro de uma série de seminários, de diferentes temas, que será realizada pelo País. O “Educação em Debate” reuniu o
secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima Vasconcelos, o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o Líder do Democratas na Câmara, Rodrigo Garcia, na discussão dos problemas e das soluções no ensino fundamental e médio.

Para o presidente do Democratas, deputado Rodrigo Maia, “O caminho principal para que a gente possa reduzir as desigualdades passa justamente por tudo que foi visto neste seminário, o desafios não são pequenos, mas a gente sabe que 40%da desigualdade salarial pode ser explicada pela desigualdade educacional”.

Fotos: Hélder Tavares

O secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima fez uma apresentação sobre o case de sucesso da Educação de Sobral. “Começamos a desenvolver um conjunto de iniciativas, que vão desde programas de contraturno, produção de material complementar com ênfase diferenciada em língua portuguesa e matemática a fim de levar a proficiência do 5 ao 9 ano”, detalhou.

O diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, lembrou que muito do que hoje Pernambuco vive na Educação é fruto do que foi trabalhado quando ele ainda era secretário do governo de Pernambuco na gestão Jarbas Mendonça. “Quando nós iniciamos a nossa gestão a gente estava aqui na 21a, 22a posição e tem um aprendizado aí. Eu acho que foi um trabalho que nós iniciamos e que foi continuado ao longo dos dois últimos governos. Portanto a continuidade política das boas políticas e fundamental”.

Para o líder do Democratas na Câmara, Rodrigo Garcia o evento foi um momento de aprendizado , “Fico feliz em ouvir nossos especialistas, nós concordamos que a educação é uma política de Estado e não de governo”, declarou o deputado

print