Arquivo/Agência Brasil

Portal Brasil

Disponibilizados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) também podem ser acionados pela internet, por meio do aplicativo Proteja Brasil. O usuário só precisa ir à loja de aplicativos do celular e fazer o download gratuito da ferramenta disponível para iOs e Android.

Rapidinho, respondendo um formulário simples, é possível registrar a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100 ou Ligue 180. Se quiser acompanhar o andamento, basta ligar para o serviço e fornecer os dados.

Os canais de denúncia são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Disque 100

O serviço pode ser considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Ligue 180

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

print