Divulgação/ICM

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Festival de Cinema 2019 do Instituto Conceição Moura (ICM) em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Ao todo, serão ofertados seis cursos de diferentes especialidades: produção de maquiagem, como produzir filme de terror, oficina de cinema, crítica e curadoria, direção de fotografia e o espaço que eu não percebo.

As inscrições seguem até o dia 10 de maio nos locais onde serão realizadas as oficinas. A oficina o espaço que eu não percebo tem inscrição aberta até o dia 17 do mesmo mês na Escola de Música Flor de Mandacaru, próximo a Praça Jorge Aleixo, no Centro.

Confira os detalhes:

Maquiagem de efeitos especiais para cinema

A oficina tem como objetivo trazer os segredos básicos da maquiagem de efeito, dando aos participantes a noção total da maquiagem para terror e horror, desmistificando e otimizando seu trabalho com técnicas essenciais para um efeito com perfeição e realidade.

Período: 13 a 17 de maio de 2019 

Horário: das 13h às 17h

Local: Escola Maria Galvão

Cinema de Terror – Como produzir um filme de terror de baixo custo

Construir uma reflexão sobre o gênero terror e sua importância na história do cinema através da realização de um filme de curta-metragem de baixo orçamento.

Período: 13 a 17 de maio de 2019

Horário: 13h às 17h

Local: Escola Maria Galvão

3° Anima Jardim – Oficina de cinema de animação Stop Motion

Oficina de cinema de animação stop motion para jovens afim de contribuir para a difusão da técnica e assim produzir um clipe musical de curta-metragem.

Período:13 a 17 de maio de 2019

Horário: 9h às 12h

Local: Escola Joaquim Medeiros

Crítica e curadoria de cinema

Compreender o papel do crítico e do curador, sua emergência como figura de organização e proposição do pensamento fílmico. Conhecer a história e as práticax curatoriais. Ser capaz de elaborar uma proposição curatorial, propor mostras, compor trajetos e montar um projeeo de curadoria para cinema.

Período:14 a 17 de maio de 2019

Horário: 13h às 17h

Local: Escola Frei Cassiano

Direção de fotografia: Conhecendo e produzindo a fotografia

A oficina proporciona uma abordagem teórica e prática da direção de fotografia no set de filmagem.

Período:14 a 17 de maio de 2019

Horário: 8h às 12h

Local: Centro Comunitário Castelinho

O espaço que eu não percebo

Influenciar os participantes da Oficina (onde cada um pode torna-se estímulo um do outro) a partir de jogos cênicos e da relação de cooperação e colaboração, através das experiências corporais e do imaginário de cada um, para encontrar diferentes modos de criar, perceber e entender o espaço que fisicamente habitamos, mas que sentimentalmente também somos habitados por uma memória. 

Período: 20 a 24 de maio de 2019 

Horário: 8h às 12h

Local: Chaminé Recepções –  Antiga Fábrica Mariola

print