Pedro Romero/Divulgação

A população de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, agora conta com um moderno serviço de telemedicina que vai ajudar a salvar vidas. O serviço permite que os pacientes tenham avaliação cardiológica através de um laudo emitido por profissionais capacitados que fazem atendimento on-line 24 horas por dia. A nova tecnologia foi instalada nessa terça-feira (16), na Unidade Mista João XXIII, com a presença do prefeito Heraldo Oliveira, do secretário de Saúde, Herico Costa, e do diretor do hospital, Gabriel Bezerra.

O serviço de telemedicina funciona a partir de um exame de eletrocardiograma do paciente, cujos dados são enviado uma uma central de atendimento em Salvador (BA). O laudo médico, assinado por um cardiologista, é emitido em poucos minutos. O software também identifica rapidamente quando um paciente está infartado e emite logo o alerta, antes mesmo da resposta do médico cardiologista que está on-line. Isso permite uma ação imediata da equipe médica local.

Todos os profissionais envolvidos neste tipo de atendimento no Hospital João XXIII estão sendo treinados para utilizar o novo software, que também permite o armazenamento das informações e exames dos pacientes. “Não medimos esforços para oferecer um serviço de qualidade em todas as nossas unidades de saúde. Esse serviço de telemedicina é mais uma conquista da população”, destacou o prefeito Heraldo Oliveira.

print