Foto: Reprodução / Vídeo de Whatsapp

O Prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), apareceu sem sinto de segurança dirigindo uma van com professores da rede pública de ensino em um vídeo gravado por um dos passageiros.

No vídeo, (confira abaixo), o petebista aparece dirigindo o automóvel sem cinto de segurança e ainda por diversas vezes soltando a direção do veículo para bater palmas e conversar com as pessoas que estão dentro do veículo, inclusive desviando a atenção do volante e olhando para trás enquanto dirige, atitudes que podem provocar sérios acidentes e que vão justamente de encontro ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na gravação, é possível observar também pessoas em pé dentro da van, sem o cinto de segurança, inclusive o passageiro que gravou o vídeo.

De acordo com o CTB, é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o não uso do cinto de segurança pelo condutor e passageiro é considerado infração grave, com aplicação de cinto pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23, conforme está previsto no artigo 167 do CTB.

Já conduzir o veículo com apenas uma das mãos ou retirar as duas do volante é considerado infração média, com perca de quatro pontos na carteira e multa no valor de R$ 130,16, de acordo com o artigo 252, inciso V.

print