Estive na Unidade Básica de Saúde do Loteamento Maria Cristina e lá não tem Médico nem Dentista. Um descaso total! Assistam ao vídeo e depois façam o comentário!!

Posted by Gilvandro Estrela on Monday, April 8, 2019

O líder da oposição na Câmara de vereadores de Belo Jardim, vereador Gilvandro Estrela (PV) usou as redes sociais para denunciar a falta de médico e dentista na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Maria Cristina. De acordo com o vereador, após a inauguração da unidade, há mais de quatro anos, o local nunca contou com atendimento odontológico e desde de dezembro do ano passado encontra-se sem médico. A denúncia foi confirmada pela reportagem do BJ1 em visita ao local. (Confira o vídeo acima).

“Eu estou mostrando mais uma vez que o senhor [o prefeito de Belo Jardim] não tem compromisso com a saúde do município, aqui está o descaso. Essa unidade está completamente abandonada, o mato tomando de conta do terreno que é a extensão da UBS. Terreno esse que se prometeu fazer uma praça, não tem nada. Só tem mato, só tem pedra, e abandono”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, a situação de abandono na UBS e no entorno da unidade ficar pior durante a noite. “De noite é um verdadeiro terror, é uma verdadeira e escuridão, um apagão. O senhor [o prefeito de Belo Jardim] não tem coragem de mandar a sua equipe de iluminação pública vir aqui nas laterais da UBS colocar braços com lâmpadas de boa qualidade para que possa dar uma maior segurança a população que reside aqui”, criticou.

Reportagem/BJ1

As denúncias apresentadas pelo vereador foram confirmadas por moradores do bairro, como conta o borracheiro, Adriano, que reside no Maria Cristina. “Quando a gente precisa, que vai, nunca tem atendimento decente. Não fica nada. As vezes o pessoal vai para lá e quando chega, elas [funcionárias da UBS] não sabem dizer nada. Aí quando é na hora do atendimento diz que o médico não vem e as pessoas tem que ir embora”, relatou.

Em entrevista ao BJ1, o secretário de Saúde de Belo Jardim, José Pereira, afirmou que a UBS do Maria Cristina conta com dentista e que a secretaria está com dificuldade para contratar médico, devido a mudança do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Ainda segundo o secretário, até a próxima sexta-feira (12) a pasta estará concluindo junto ao jurídico os detalhes para lançar um processo de seleção simplificada para a contratação de médicos para atender as UBS do município. Porém, o gestor não estipulou data para lançamento do edital.

print