Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (29), às 11h, no auditório do Hotel Lacazzona, às margens da BR-232, em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, o Ministério da Educação (MEC) vai realizar o evento que irá oficializar a doação do terreno do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para a construção e instalação do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no município. No ato, será anunciado também a abertura de concurso público para 26 professores para a Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), além do chamamento para inauguração do campus provisório, que deve ocorrer até o começo do próximo ano quando começarão as aulas das primeiras turmas no município.

O evento irá contar com a presença da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, do ex-ministro da Educação e deputado federal, Mendonça Filho, que iniciou o processo de instalação do campus no município enquanto estava à frente do MEC, além de prefeitos, vereadores e autoridades da região.

De acordo com Maria José, a partir desse ato de cessão, que significa a doação de uma parte do terreno para instalação própria do campus de Belo Jardim, os próximos passos serão a “aprovação dos projetos de construção e em seguida a liberação de recursos para o início das obras”, afirma.

Para ela, o ato representa um passo decisivo para construção da sede própria do campus Belo Jardim. “A sintonia entre o MEC e o IFPE para a doação desse terreno para a UFRPE foi muito importante, representa um grande avanço no projeto da UABJ”, ressalta.

Abertura do concurso para professores

Segundo a reitora, o concurso irá ofertar 26 vagas para docentes de várias áreas. O edital deve ser lançado ainda na primeira quinzena de julho. Segundo Maria José, até o fim do próximo ano outros concursos deverão ser realizados para contratação de professores e servidores técnicos. No concurso já realizado este ano, 15 servidores técnicos já foram aprovados.

Abertura do chamamento para instalação do compus provisório

O local onde será instalada a unidade provisória da UFRPE fica localizado às margens da PE-166. No espaço haverá salas de aula, diretoria, refeitório, laboratórios, biblioteca e sala dos professores. A previsão é que o espaço esteja pronto até o começo do ano que vem. As aulas na UABJ devem iniciar em fevereiro de 2019.

Vestibular para estudantes

O primeiro vestibular para a UFRPE campus Belo Jardim será realizado conforme o regimento da instituição, que seleciona os alunos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas vagas para os quatro cursos de graduações em engenharia – química, de controle e automação, computação e hídrica.

Construção do prédio fixo

Veja como será a sede do Campus da UFRPE Belo Jardim. A unidade será construída às margens da BR-232 onde hoje funciona a Fazenda Escola do IFPE, nas imediações da Vila Planalto. ⬇️ #SomosTodosUFRPEBeloJardim

Posted by BJ1 on Monday, March 5, 2018

A instalação definitiva será em terreno doado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim, com área aproximada de 8 hectares, às margens da BR-232.

O projeto da unidade prevê um prédio de quatro pavimentos para docentes; prédio de dois pavimentos para a sede administrativa; biblioteca; restaurante universitário; dois prédios de salas de aula com três pavimentos cada; prédio de laboratórios; galpão de almoxarifado; galpão de oficina e garagem; galpão para setor de manutenção; central de tratamento de esgoto; reservatório de reuso de água; auditório para 450 lugares; área de serviços com xerox e cantina; central de descarte de resíduos; duas casas de estudantes; casa da guarda; quadra poliesportiva e piscina semiolímpica.

A instalação da UFRPE irá beneficiar diversas cidades em torno de Belo Jardim com uma população estimada em 1 milhão de habitantes que engloba os municípios de Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, São Caetano, Tacaimbó, Pesqueira, Poção, Venturosa, Alagoinha, Sanharó, São Bento do Una, Lajedo, Capoeiras, Bom Conselho, Garanhuns e Arcoverde.

print