(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O dia D da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (4) em todo o país. Em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade, o Posto Central de Vacinação Severina Parteira, em anexo ao Hospital Júlio Alves de Lira/UPA 24h, irão funcionar das 8h às 16h.

Para facilitar o atendimento a população, mais dois pontos de vacinação serão criados, na Praça da Conceição, no Centro, e na Praça dos Motoristas, no São Pedro, com o mesmo horário de funcionamento. Já na zona rural, o atendimento acontece das 8h às 13h.

A vacinação do período é destinada a gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde ativos, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica, professores ativos da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

Com informações da TV Jornal e do NE Interior.

print