Rua 15 de Novembro, Cohab I, Belo Jardim / Cortesia

O problema da falta de iluminação pública atinge diversas áreas do município de Belo Jardim, no agreste do estado. Um desses casos foi denunciado por uma moradora da rua 15 de novembro, no bairro da Cohab I.  

Nas imagens enviadas a equipe do BJ1 através do WhatsApp é possível ver que a rua se encontra em total escuridão, pois as lâmpadas dos postes não foram repostas pela prefeitura municipal. “Eu e meu vizinho ficamos na porta [de casa] esperando os nossos filhos chegarem da faculdade, à mercê de bandidos, porque essa escuridão facilita e muito para os bandidos”, disse. 

Rua Vicente Barbosa da Silva, São Pedro, Belo Jardim / Cortesia

Outra denúncia recebida pela redação foi de um morador da rua Vicente Barbosa da Silva, no São Pedro, que cansado de cobrar uma solução para o problema, tratou a situação com ironia “por favor peçam aos representantes que dê uma passadinha aqui na Vicente Barbosa da Silva, no São Pedro, pois está desse jeito, bem iluminada”, falou em mensagem enviada para a redação.  

Uma outra moradora, da rua José Manoel de Oliveira, no bairro do Pontilhão sofre com a mesma situação. Segundo ela, que não quis se identificar por ter sido destratada quando foi até a prefeitura solicitar o conserto, a rua está no escuro há cerca de quatro meses.  

Rua José Manoel de Oliveira, Pontilhão, Belo Jardim / Cortesia

“Para colocarem essas lâmpadas eu passei uns dois anos reclamando. Depois que colocaram só passou uns oito meses acesas. Agora queimou e ninguém foi mais repor”, disse informando que as únicas luzes da rua vem das casas e completou falando que “da última vez que fui reclamar, para eles reporem as lâmpadas, fui chamada de barraqueira”.  

A denunciante ainda falou ao BJ1 que devido a isso os moradores da rua ficam trancados em casa durante a noite e até os mototaxistas não vão ao local. “A gente não pode ir a uma missa noite, os mototaxistas não querem se arriscar por causa da escuridão e da buraqueira infeliz”.

Para completar o descaso com a rua, a moradora informou que o local está coberto pelo mato alto e que se os próprios moradores não limparem ou pagarem a alguém, ninguém resolve.  Confira um vídeo enviado por um morador da Rua Vicente Barbosa da Silva e mostra a situação do local.

A equipe do BJ1 tentou entrar em contato com a prefeitura municipal, mas até o fechamento da matéria não obteve respostas.  

Responsabilidade do município 

Segundo a Agência Nacional de Energia (Aneel) a prestação do serviço de iluminação pública aos municípios é de obrigação das prefeituras, de acordo com o art. 30, inciso V da Constituição Federal. Desde 2010, com a Resolução Normativa ANEEL nº 414 as companhias elétricas repassam os valores arrecadados para iluminação pública aos órgãos municipais. 

print