Reportagem~/BJ1

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) decidiu retomar a operação do sistema Bitury que atende os municípios de Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó, no Agreste do Estado. O manancial saiu do colapso e atingiu um volume de 1.1 milhão de metros cúbicos, o que corresponde a 6,24% de sua capacidade máxima, que é de 18 milhões de metros cúbicos, nesta sexta-feira (26), de acordo com a empresa.

Até a quarta-feira (24), segundo informações da companhia, a Barragem do Bitury estava com apenas 3,6% da capacidade total.

“Foi possível começar a abastecer Tacaimbó e programar o início do fornecimento de água de São Bento do Una para este domingo (28) e de Sanharó para a próxima quinta-feira (1). Os bairros de Belo Jardim que seriam abastecidos após o dia 10 de agosto vão receber água na primeira semana do mês. Entre os bairros beneficiados estão Boa Vista, COHAB II e Viana e Moura da Faculdade”, explicou o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.

O rodízio ainda continuará de cinco dias com água por mês para os quatro municípios, uma vez que o Sistema Adutor do Moxotó/Adutora do Agreste continua paralisado em função da suspensão do bombeamento da água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a Barragem do Moxotó em Sertânia. “A chuva foi providencial neste momento que estamos enfrentando essa suspensão do fornecimento de água pelo Velho Chico. A Compesa continua monitorando o enchimento da Barragem do Moxotó, operação comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mas ainda não há uma previsão para o retorno do funcionamento do Sistema”, informou o gerente.

print