Reprodução / Perface

Dezembro traz a estação mais quente para o hemisfério sul. Como o Brasil é um país tropical, com sol na maior parte do ano, altas temperaturas são registradas durante o período e os cuidados com pele são ainda mais necessários. Não é a toa que o mês foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (Sbd) para a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, o primeiro mais incidente no País, sendo responsável por 30% de todos os tumores malignos diagnosticados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Caruaru é um reflexo do cenário nacional. Na Clínica D’ Pele, centro avançado de medicina dermatológica e estética, 30% das lesões identificadas são sugestivas para o câncer de pele. “É preciso estar atento aos sintomas e procurar um dermatologista imediatamente após detectar uma lesão persistente, pintas que apresentam mudança de cor e/ou textura e feridas que não cicatrizam”, alerta a Dr. Anna Leonel. Embora bastante incidente, este tipo de doença apresenta baixa letalidade e as chances de cura são significativas, quando diagnosticado precocemente.

A principal causa é a exposição solar excessiva. O câncer de pele surge com mais frequência nas áreas do corpo mais expostas como face, ombros, costas, orelhas e couro cabeludo, em casos de calvície. Por isso, o Dezembro Laranja é um grande movimento de conscientização popular sobre o tema. “A Campanha orienta para a necessidade dos cuidados com a pele, do uso do protetor solar, dos riscos da doença e da importância do diagnóstico prévio para danos maiores como as mutilações”, explica a Dra. Aline Trindade.

Entre os hábitos de prevenção que devem ser adotados, as especialistas indicam reduzir exposição solar, principalmente entre 10h e 16h, e aplicar protetor solar, diariamente, com fator de proteção (FPS) 30 ou mais, como medidas indispensáveis. Profissionais que atuam ao ar livre precisam estar mais atentos aos equipamentos de proteção individual (EPIs), ao uso de óculos escuros com proteção UV (ultravioleta) e de roupas que protejam o corpo. No dia nove de dezembro, a Clínica D’ Pele realizará uma ação de distribuição de protetor solar, na Avenida Agamenon Magalhães, das 9h às 12h, para as pessoas que estiverem passeando ou se exercitando na ciclofaixa.

print