Apresentar ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. Esse é o foco do projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, que chega  à sua 20ª edição. Nesta quinta-feira (26/10), o grupo Coco de Tebei, representante do Coco Nordestino, fará uma apresentação gratuita no hall de entrada da unidade do Sesc Ler Belo Jardim, a partir das 19h30.

Praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Água do Bruno, da cidade de Tacaratu, localizada na região do Médio São Francisco, o coco é um dos sons que caracterizam o Nordeste e mantém viva a cultura da regiãoSem utilizar instrumentos musicais em suas apresentações, o Coco de Tebei é cantado por mulheres e dançado por casais e tem sua base rítmica marcada pela pisada dos dançadores. A dinâmica remete a ritualística indígena, trazendo a mistura das vozes femininas em contraste com o som seco da pisada no chão. O grupo ainda traz a cantoria de rojão, associando ao uso da enxada na preparação da terra pra o plantio.

O grupo é formado pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva e Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.

Sonora Brasil – é um projeto temático que tem como objetivo levar ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira. Busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Esta é a 20ª edição do projeto que apresenta os temas “Na pisada dos cocos” e “Bandas musicais”. O primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Norte e Nordeste; o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No próximo ano, haverá uma inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

Serviço – Sonora Brasil – Coco de Tebei (PE)

Data: 26 de outubro de 2017

Local: hall de entrada do Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Classificação livre

print