Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O aumento anual das contas de luz começa a valer a partir desta segunda-feira (29/04) em Pernambuco. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante o mês de maio a cobrança será feita seguindo a bandeira amarela.

O anúncio foi feito na última terça-feira (23/04), onde foi definido um aumento de 5,14% nas contas residências e de 5,4% para indústrias. A Aneel informa que o motivo da mudança de bandeira se deu por causa do período de estiagem, que diminui a produção de energia nas hidroelétricas de todo o país.

O aumento foi definido a partir do cálculo que delimita os custos para produção, distribuição, manutenção e impostos sobre o serviço e rede elétrica em todo o estado.

Por causa disso, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) alerta para a importância de mudar os hábitos e diminuir o consumo elétrico nas casas.

Confira dicas para economizar luz:

  • Controle os horários de uso dos eletroeletrônicos. Televisão, videogames e computadores são os mais usados e representam um aumento do consumo de luz durante o mês. Por isso é importante diminuir o tempo de uso deles e focar em outras atividades.
  • Um dos vilões da conta de luz é o ar-condicionado. A Celpe alerta para evitar o uso contínuo do aparelho e desligá-lo sempre que não houver ninguém no ambiente. Além de mantê-lo em uma temperatura de 23ºC, fazer a limpeza constante e intercalar o uso com ventiladores, que são mais econômicos.
  • A cozinha é um dos ambientes que mais gasta energia em uma casa. Para economizar é necessário evitar o abre e fecha da geladeira e o uso constante do micro-ondas e forno elétrico. Além disso, lavar e passar as roupas de uma única vez reduz o número de vezes que os equipamentos são usados e consequentemente o gasto energético deles.
  • Sempre que sair de um ambiente ou terminar de usar algum aparelho, desligue tudo. Deixar lâmpadas ou eletroeletrônicos ligados ininterruptamente na tomada acarreta desperdício de energia.
  • Deixe o chuveiro elétrico ligado no modo verão. Mesmo que seja difícil não tomar um banho quente, o chuveiro elétrico no modo inverno traz um grande gasto energético que reflete nas contas.
  • Sempre que for comprar qualquer aparelho que use energia elétrica opte pelos que apresentem um gasto mais eficiente. Isso pode ser visto através do Selo Procel, com a categoria A sendo a mais econômica.
print