WhatsApp/Reprodução

Do MundoBit

O Banco do Brasil anunciou que passará a permitir que clientes realizem saques por meio do WhatsApp, sem necessidade de cartão e senha para finalizar a operação.

A solução combina o uso de inteligência artificial, o uso de chatbots e a criptografia nativa do aplicativo de mensagens. Para realizar a operação, o cliente deve iniciar uma conversa pelo aplicativo de mensagens com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou “saque sem cartão”. O chatbot perguntará qual valor do saque e o cliente confirma a operação digitando a senha do cartão. O valor máximo por operação é de R$ 300 por dia (sempre em valores múltiplos de R$ 10).

Feito esse processo, basta se dirigir a um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil com o código informado pelo assistente virtual. O código tem validade até às 23h59 do dia da solicitação.

Além do saque, o cliente do Banco do Brasil pode realizar outras 15 transações via WhatsApp: transferência entre contas, recarga de celular, liberação de cartão de crédito e consultas de saldo e extratos de conta corrente, poupança e investimentos, entre outras.

Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza a solução em inteligência cognitiva da IBM, Watson, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de 2017, a tecnologia também começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários.

print