Reprodução

Do Vida Fit

A atividade física alivia a tensão, aumenta a autoestima, ajuda no controle da ansiedade, ou seja, proporciona inúmeros benefícios para o organismo. Na gravidez, os exercícios também auxiliam na diminuição dos desconfortos físicos como fadiga e o inchaço, além de manter o bom humor e o sono. Confira as melhores atividades que podem ser praticadas durante a gestação.

Caminhada – Excelente opção, sobretudo, para as mamães que eram sedentárias e querem começar a praticar atividade física durante a gestação. Ajuda a fortalecer o organismo, oferece disposição, auxilia no encaixe do bebê e, também, melhora a circulação e a postura

Hidroginástica – Uma das atividades físicas mais indicadas durante a gestação. Tem como foco a redução das dores, como as que ocorrem nos pés ou nas costas e, também, ajuda a diminuir o inchaço nas pernas. Além disso, a hidroginástica melhora a capacidade cardiovascular, tonifica os músculos e promove o relaxamento. A água minimiza o peso da barriga durante o treino e os impactos que são causados nas articulações

Pilates – A atividade aumenta a sensação de bem-estar, acalma e ainda ajuda na prevenção de dores na coluna e lesões por impacto. Auxilia na manutenção da postura, na circulação e na diminuição do inchaço. O pilates também fortalece os músculos que fazem parte do assoalho pélvico, que fornece suporte para o intestino, útero e bexiga. A atividade melhora a respiração, frequência cardíaca, alonga e ainda fortalece a musculatura.

Ioga – A modalidade trabalha o corpo e a mente por meio de uma postura correta e exercícios que envolvem a respiração. Aumenta a flexibilidade, o tônus muscular, diminui a ansiedade e alguns exercícios respiratórios também podem ser praticados durante o trabalho de parto.

Musculação – A musculação deve ser feita de forma leve e sob a orientação de um profissional. A rotina de exercício deve ser realizada de maneira específica, para evitar qualquer lesão durante a gestação. É essencial que o treino seja leve e com menos impacto. Entre os benefícios principais estão o fortalecimento da musculatura e a diminuição das dores nas articulações e nas costas.

Alongamento – O alongamento trabalha a flexibilidade muscular durante a gestação. A atividade ajuda a gestante a relaxar e a ficar menos ansiosa. Pode ser praticado durante toda a gravidez, mas é fundamental saber respeitar os limites do corpo e treinar com o auxílio de um profissional.

Natação – A natação auxilia na tonificação muscular e ainda aumenta o fôlego e a resistência. Como a atividade é realizada na água, os riscos de lesões e impactos são menores. Se a gestante estiver sedentária, deve iniciar de forma leve ou mais moderada. Nadar melhora a movimentação do corpo, fortalece os músculos, reduz o estresse e ainda ajuda na melhora do sono e da respiração.

print